Descubra Como Aumentar Seus Lucros Com O E-mail Marketing

Se você não dá muita atenção para o E-mail Marketing, talvez esteja na hora de mudar de ideia. Pelo menos isso é o que diz o E-mail Marketing Industry Census de 2016. Segundo o seu relatório, o E-mail Marketing tem um retorno de investimento superior ao investimento em SEO.

Acompanhe as 5 dicas que trago sobre como melhorar sua estratégia de E-mail Marketing e ter sucesso.

e-mail marketing

SOBRE O E-MAIL MARKETING

Os e-mails são parte valorosa de uma estratégia de Marketing. Com eles, você tem a forma com o melhor custo-benefício de se comunicar com seus clientes, promover os seus produtos e conseguir seus objetivos com sucesso.

Você também conseguirá:

  • um alcance amplo;
  • facilidade de implementação;
  • flexibilidade para segmentar sua audiência (nicho) em nível individual;
  • o retorno de investimento com grande potencial;
  • o custo é baixo e os riscos são pequenos.

Agora vou demonstrar a estratégia dos “micro sins” para você ter uma ideia do que fazer e aumentar a suas chances de sucesso.

A ESCADA DOS “MICRO SINS”

Neste simples esquema, estão as fases que você terá que ganhar um “sim” do seu cliente para que ele continue lendo o seu e-mail. De baixo para cima, o esquema mostra a ordem dos elementos que o cliente terá de ser conquistado.

___^ Chamado para Ação

__^ Parágrafos e Produtos (imagens)

_^ Header e Headline

^ Nome do Remetente – Linha do Assunto

Os elementos funcionam como se formassem uma escada. Um elemento conduz ao outro e todos culminam no chamado para a ação (que é o seu objetivo).

O seu sucesso depende de os elementos estarem em harmonia e igualmente bem planejados. Porque um defeito em um dos degraus e você já pode ter perdido a atenção do cliente.

  • Certifique-se de não poluir o e-mail com muitas imagens;
  • Use imagens que reforcem e vão de acordo com a ideia principal do anúncio;
  • Seja o mais claro e objetivo possível com os header e headlines, pois muitos leitores só leem eles.

Para melhorar a construção escrita desses degraus, procure utilizar técnicas de persuasão e copywriting. O investimento no estudo dessas técnicas tornará seu e-mail mais convincente e o ajudará a escrevê-lo com o foco no ponto de vista do cliente.

Veremos a seguir 5 dicas para melhorar a sua estratégia de E-mail Marketing.

CONHEÇA A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE

MELHORANDO A SUA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

1 – FAÇA MENSAGENS DE E-MAIL MARKETING PERSONALIZADAS

O e-mail personalizado utiliza as informações do usuário para criar mensagens personalizadas.

Essa é a estratégia de E-mail Marketing usada por Jeff Bezos da Amazon. Os e-mails trazem mensagens direcionadas com o nome do usuário e trazem sugestões de produtos baseadas nas compras anteriores do cliente.

O resultado: 35% das vendas de produtos da Amazon vêm por recomendações (por e-mail e na tela).

Estudos feitos pela Experian mostram que o uso de e-mails personalizados resultam em uma taxa 6 vezes maior de transações.

Leia Também: Persuasão: 6 Técnicas Científicas Para Conquistar De Vez Seus Clientes

Outro motivo para você se valer disso é que 70% das marcas não usam e-mails personalizados em suas estratégias. É a sua chance de se destacar. Aqui vão algumas dicas:

  • Escolha bem as informações que for pedir no momento do cadastro. A partir daí é que sua personalização será possível;
  • Não use serviços “noreply”, permita que o cliente entre em contato com um endereço real da companhia. Isso preserva a autenticidade da relação;
  • Use assinatura nos seus e-mails, demonstrando que aquele contato é da companhia.

2 – APLIQUE A SEGMENTAÇÃO NOS SEUS ASSINANTES

Ao segmentar os seus assinantes, você saberá quais diferentes perfis de público você tem.

Assim, sua campanha de e-mails será mais direcionada de acordo com as diversas características dos nichos.

Essa segmentação pode ser feita utilizando softwares de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente).

Os resultados são muito promissores. Não é difícil imaginar que enviar um único tipo de e-mail seria uma boa estratégia de E-mail Marketing com todos os grandes nichos.

3 –  USE E-MAILS QUE APAREÇAM BEM EM MOBILE

Você sabia que em 2014 cerca de 42% dos e-mails foram abertos em mobiles? Daí sabemos que é um bom investimento garantir que seus e-mails apareçam corretamente nos aparelhos celulares.

Caso um usuário não consiga acessar os e-mails que você manda, ele irá se desinscrever da sua lista de e-mails. Você não vai querer perder esse volume de tráfego, não é mesmo?

Outro dado importante é que a taxa de lucro por um e-mail visto no celular é 4 vezes maior do que a de um e-mail visto no desktop. Vou deixar algumas dicas de como melhorar o desempenho do seu E-mail Marketing com os mobiles.

  • Implemente o Design de E-mail Responsivo (RED). Ele otimiza a experiência do usuário independentemente do aparelho. A maioria dos provedores de serviço de e-mail dispõem dessa funcionalidade;
  • Mantenha o assunto curto e direto. Seja objetivo para despertar o interesse logo no título;
  • Faça um botão bem visível para o Chamado para Ação. Não deixe o seu lucro fugir por falta de um botão que as pessoas consigam ver.

4 – CÓPIA DE TESTE DO E-MAIL MARKETING

Teste os seus e-mails. Principalmente com a segmentação, você terá de ver o que está funcionando ou não.

e-mail marketing

Os públicos podem reagir de maneira diferente, e você pode ver os efeitos fazendo testes em amostras.

Nos testes, você pode ver como os públicos reagem a:

  • Diferentes títulos para o assunto do e-mail;
  • Textos detalhados ou curtos e diretos. Veja a qual eles reagem melhor;
  • E-mails elaborados visualmente ou apenas texto.

5 – USE CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING AUTOMATIZADAS

E-mails automatizados são aqueles que são ativados de acordo com o comportamento do usuário. Por exemplo, são mandados após o usuário fazer um cadastro ou uma compra.

O impressionante desse tipo de e-mail é que, segundo Epsilon, a taxa de acesso deles é cerca de 95% maior do que a dos e-mails tradicionais. É uma arma muito poderosa para o sucesso do seu E-mail Marketing.

O motivo desse sucesso é que os e-mails do E-mail Marketing são mandados de acordo com o que os usuários fazem. Se você quer tentar usar esses “trigger e-mails” (gatilhos de e-mails) procure conhecer sobre a opção de “auto responders” nos softwares de CRM.

Algumas sugestões de gatilhos para ativar seus e-mails:

  • Ativação: Mande um e-mail para os usuários novos que ainda não fizeram seu primeiro acesso. Mande um guia e talvez um vídeo instrutivo;
  • Reconquista: Mande um e-mail com promoções e ofertas de novidades para clientes que estiverem no fim de um contrato e estiverem inativos;
  • Surpresa: Recompense os clientes fiéis ou os que mais gastam. Pode ser através de convênios com outras empresas, dando brindes…

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE

Espero ter dado evidências para você sobre a importância do E-mail Marketing. Não desperdice o potencial de conversões que podem vir dele. Lembre-se de que é uma opção com baixo custo de implementação e com a promessa de um grande retorno e lucro.

a maquina de vendas online

Conheça agora o treinamento que me ensinou a ganhar dinheiro na Internet: A Máquina de Vendas Online, do Tiago Bastos. Neste treinamento o Tiago te ensina, além de todo o método, uma sequência de e-mails matadora para você vender com sua própria máquina de vendas!

CONHEÇA A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE

E-BOOK GRÁTIS