Copywriting: Como Ganhar Dinheiro na Internet Usando a Arte da Escrita Persuasiva

Já entrou num site em que os artigos parecem mais uma desculpa qualquer para tirar o seu dinheiro? Certamente que sim, e se você não quer correr o risco de passar essa imagem para os seus leitores, acompanhe esses 8 fundamentos da escrita persuasiva, também conhecida como Copywriting.

copywriting

O QUE É COPYWRITING?

O copywriiting está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. É uma técnica que busca a união entre escrita e vendas. É a arte de escrever deixando uma impressão duradoura e que venha a gerar uma conversão.

Pronto para aprender sobre copywriting direto de uma autoridade internacional no assunto? Então vamos lá, vou resumir os ensinamentos do artigo “The Fundamentals of Persuasive Writing” do renomado consultor de marketing e copywriter, Robert Bly.

Bly já trabalhou para a Associação Americana de Marketing, o Exército do Estados Unidos, a Associação Americana de Engenheiros Químicos, dentre outras organizações.

OS 8 FUNDAMENTOS DA ESCRITA PERSUASIVA (COPYWRITING)

Se alguma vez você tentou escrever um artigo atrativo sobre um produto que queria vender, deve ter percebido como é fácil acabar soando como um vendedor picareta. Então preste atenção nesses 8 fundamentos do copywriting, que vão dar o diferencial que faltava na sua escrita dentro do mercado.

copywriting

SÃO 8 FUNDAMENTOS DO COPYWRITING:

  1. Ganhar a atenção
  2. Focar no cliente
  3. Enfatize os benefícios
  4. Se Diferencie da competição
  5. Prove que funciona
  6. Estabeleça credibilidade
  7. Construa valor
  8. Chamada para a ação (CTA)

Estes fundamentos não devem estar sempre presentes de modo igual. Dependendo do produto, alguns serão dominantes e outros subordinados.

Por exemplo, uma marca consolidada já será forte em Credibilidade (6) e Valor (7). Já uma marca nova provavelmente será mais forte em Diferenciação (4) e Benefícios (3).

1º FUNDAMENTO – GANHAR A ATENÇÃO

Este é o elemento primordial do seu artigo. Sem ele o cliente não vai continuar lendo. Você tem que despertar a atenção dele, podendo usar várias técnicas para isso. Use:

  • questões provocativas,
  • ofertas grátis,
  • informações sobre alguma novidade,
  • bons elementos visuais.

alerta copywriting

2º FUNDAMENTO – FOCAR NO CLIENTE

Para tornar sua escrita mais atrativa e menos entediante para o cliente, lembre-se de focar nele, e não em você. O interesse do cliente é nele mesmo e em seus sonhos, desejos, medos, objetivos, etc.

O seu produto só é importante para o cliente, na medida em que responde aos desejos e necessidades do cliente, ou resolve os problemas dele.

  • Você deve se direcionar a uma audiência específica, e detectar as manias, opiniões e comportamentos deles.
  • Escreva do ponto de vista do seu Cliente. Se ponha no lugar dele.
  • Converse com pessoas do seu público alvo. Vá aonde eles vão, leia o que eles leem. Quanto mais você os entender, mais sentirá como eles pensam.

3º FUNDAMENTO – ENFATIZE OS BENEFÍCIOS

Agora você já sabe que, no mercado, uma escrita persuasiva e atrativa foca no cliente. Seguindo essa mesma lógica, você não deve focar nas qualidades do seu produto, e sim os benefícios que o seu produto trará para os cliente.

As qualidades do produto devem ser apresentadas na medida em que estão ligadas a um benefício para o cliente. Benefícios como economia, tempo, lucro, conforto, tranquilidade, etc.

Os cliente querem saber como o produto os ajudará, e não todas as especificações dele. 

Exemplo: Motivos para ter um Etios Hatch: transmissão automática (descubra mais conforto), motores potentes (descubra a performance muito além do 1.0), painel smart screen (descubra mais tecnologia).

Perceba que as características do carro só foram mencionadas na medida em que satisfazem uma necessidade do cliente.

4º FUNDAMENTO – SE DIFERENCIE DA COMPETIÇÃO

Hoje em dia a diversidade de oferta de produtos é massiva.

Um bom copywriter precisa fazer com que o seu produto se diferencie dos outros na mente do cliente.

Você precisa convencê-lo de que sua marca é melhor.

  • Enfatize o seu diferencial no seu nicho específico.

CONHEÇA O E-BOOK COPYWRITING

copywriting

5º FUNDAMENTO – PROVE QUE FUNCIONA

Se você prestar atenção, verá que os itens 3 e 4 são afirmações do próprio anunciante. Como contornar o ceticismo dos clientes então?

Prove o que você disse. Mostre que de fato o seu produto é: mais barato, mais rápido, mais duradouro, de maior qualidade, seja o que for que você afirmou.

Para isso você pode mostrar comparativos de desempenho, explicar seu método, mostrar seu histórico de resultados, compartilhar testemunhos reais.

6º FUNDAMENTO – ESTABELEÇA CREDIBILIDADE

Embora o cliente se preocupe primeiramente com ele mesmo, em algum ponto ele irá querer saber com quem ele está negociando. Pois a fonte do produto é importante na decisão do cliente, porque pode afetar o benefício que ele busca.

É dever do copywriter fazer o cliente saber que ele pode confiar em você. Que você irá entregar o produto, ou serviço, que ele comprou de você. 

Para estabelecer sua credibilidade você pode se valer de:

  • número de anos no mercado;
  • ano de fundação;
  • número de empregados;
  • número de unidades vendidas;
  • patentes e inovações suas;
  • prêmios recebidos;
  • publicações;
  • membresia em associações reconhecidas;
  • selos de aprovação;
  • pontuações em agências;
  • cobertura na mídia, e por aí vai…

Basicamente, foi o que eu fiz ao apresentar o Robert Bly para você.

copywriting

7º FUNDAMENTO – CONSTRUA VALOR

O sétimo passo para você fazer um artigo atrativo e persuasivo é mostrar o valor do seu produto. Mostre que o valor do seu produto excede o valor do preço dele.

Convença o cliente de que o custo de ter é diferente do custo de compra.

O custo de você ter algo implica manutenção, vida útil, suporte, reparo, troca. Ou seja, algo que tem um preço barato no ato da compra pode acabar trazendo mais prejuízo a longo prazo.

Podemos pensar no exemplo do óculos de sol. Você pode comprar um óculos de sol barato na rua. Com o tempo, esse óculos vai estragar rapidamente, e logo você terá de comprar outro. Além do dano que ele causa à sua visão, o que renderá contas salgadas no oftalmologista.

  • Caso o seu produto seja mais barato do que o dos concorrentes, mostre para o cliente que o seu produto é mais barato e consegue cobrir as mesmas necessidades básicas que os produtos mais caros.
  • Caso o seu produto seja mais caro, procure mostrar que o retorno (lucro) que o produto vai dar é maior do que o custo. Evidencie a diferença de qualidade.

8º FUNDAMENTO – CHAMADA PARA AÇÃO (CALL TO ACTION – CTA)

O último passo para um copywriting atrativo no mercado é a chamada para a ação. O copywriting é uma escrita que é feita para trazer mudança ao cliente (de opinião, crença, planos de compra, referências de marca, etc).

  • É fundamental que você seja específico e diga ao cliente qual a ação que você quer que ele tome. Se você não pedir, provavelmente ele não fará.
  • Chame-o para entrar em contato. Pode ser pela forma que você achar melhor, e-mail, telefone, visita à loja, pelo site, etc…

Esses são os 8 fundamentos do copywriting. Estude-os, aplique-os. Isso já vai lhe dar um diferencial grande no mercado, e lhe abrirá as portas para maiores lucros. E seus leitores vão saber que você não é um escritor picareta.

E-BOOK COPYWRITING

Se você deseja descobrir como escrever textos utilizando as melhores técnicas de persuasão usadas pelos empreendedores que vendem todos os dias, que são as mesmas que eu utilizo para elaborar meus textos de vendas, e-mails, artigos, anúncios, etc, conheça o e-Book Copywriting, do Jordão Felix, especialista em vendas.

CONHEÇA O E-BOOK COPYWRITING

E-BOOK GRÁTIS